Niterói

Niterói

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Metrô na região metropolitana do Rio vai ser construído até 2014

Nova linha vai integrar metrô, barcas e ônibus



A Linha 3 do metrô, que atenderá a região metropolitana do Rio de Janeiro, será construída até 2014. O serviço, que será uma integração entre barcas, metrô e ônibus, vai beneficiar os 1 milhão e 700 mil moradores da região, transportando 350 mil passageiros por dia.
A Linha 3 vai começar no centro de Niterói e segue para São Gonçalo até Itaboraí. O trajeto, com 37 km e 16 estações, é dividido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo, que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia.
A primeira estação da Linha 3, a Araribóia, no centro de Niterói, terá cerca de 24 mil m² e vai integrar barcas, metrô e ônibus. Ela vai ser a  maior estação intermodal do Brasil e a primeira a integrar uma estação hidroviária.
O investimento do projeto é de cerca de R$ 1,2  bilhão, sendo R$ 400 milhões viabilizados pela Petrobras. Segundo o vice-governador e secretário de Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, as obras devem começar até o final do ano.
O projeto
No primeiro trecho da Linha 3, entre as estações Araribóia e Alcântara, em São Gonçalo, o metrô seguirá por um elevado, passando pelas alças de acesso da Ponte Rio-Niterói. A construção em via elevada é mais barata do que a feita por dentro de túneis.
De Alcântara até a Estação Guaxindiba, o trajeto será feito no nível do chão, pela superfície.
A partir desse local, será construída uma rodovia que servirá de extensão dos trilhos, até Visconde de Itaboraí.
A última estação do trajeto, a Guaxindiba, ainda em São Gonçalo, será construída nas imediações da BR-101 Norte, e atenderá aos moradores dos municípios próximos, como Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário